Governo do Distrito Federal
3/02/20 às 16h29 - Atualizado em 3/02/20 às 16h29

Sejus promove ação de prevenção da gravidez na adolescência

 

O Fórum Adolescência, Gravidez e Comunidade – Direito e Saúde aconteceu nesta segunda (3), na Escola da Defensoria Pública do DF (DPDF), e marca o início das atividades da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A ação, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e a DPDF, reuniu conselheiros tutelares, estudantes e a comunidade em geral com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

 

Ao iniciar o evento, a subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus, Adriana Faria, apresentou os dados da gravidez na adolescência DF e a importância de discutir a temática. “A gravidez faz parte da realidade de todos nós, e o que conseguimos perceber é que os jovens têm algumas informações sobre gravidez na adolescência, mas não têm o conhecimento para que essa informação se transforme em prevenção. O poder público, família e sociedade civil precisam estar envolvidos para promover ações preventivas e educativas para reduzir os índices de gravidez na adolescência”, explicou.

 

Em 2018, nasceram 35.647 bebês no DF. Desse total, 4.200 (11, 78%) eram de mães com faixa etária de 10 a 19 anos. Com isso, a média é de 12 bebês nascidos por dia filhos de mães adolescentes. Os dados são da Secretaria de Saúde (SES).

 

A Sejus realiza desde 2019 ações contínuas por meio de debates e rodas de conversas em diversos territórios. Para reforçar esta ação, a subsecretaria aproveitou a oportunidade para convidar a DPDF a participar de um grupo interdisciplinar de debate sobre a temática com objetivo de formar mobilizadores e multiplicadores para as ações preventivas e educativas de prevenção à gravidez na adolescência. Em continuidade ao fórum, os adolescentes que estavam presentes puderam debater, expor suas realidades e esclarecer dúvidas.

 

Semana: Instituída pela Lei nº 13.798/19, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência é celebrada anualmente no período que inclui o dia 1º de fevereiro. A data, que conta com campanha de conscientização, tem o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas. Este ano, a Sejus promove a campanha com o tema Educar Para Prevenir.