A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), através de servidores da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes, reuniu-se na terça-feira (30/04), com membros da Secretaria de Educação, para tratar do fortalecimento de projetos transversais de atenção à saúde e promoção da cidadania do estudante no Distrito Federal.
A agenda de trabalho tratou do alinhamento de parcerias interinstitucionais para priorizar ações conjuntas de promoção à saúde, direitos das crianças e adolescentes, cidadania, ações educativas, socioculturais e construção de uma cultura de paz na comunidade escolar.
A subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Adriana Faria, destaca: “a atuação transversal é de fundamental importância para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes, assim como para promover seus direitos e cidadania. Idealizamos envolver as escolas, equipamentos públicos, famílias e comunidades em prol dessas causas”.
Os representantes da Secretaria de Educação desenvolvem o Programa Saúde na Escola – PSE, por meio de sua Subsecretaria de Infraestrutura e Apoio Educacional – Diretoria de Saúde e Assistência do Estudante. O PSE é um programa federal instituído pelos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, junto às unidades escolares públicas do DF.
A condução das ações conjuntas é feita pela Coordenação de Proteção da Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus.