A Cruz Vermelha Brasileira de Brasília,em parceria com a Gerência de Saúde da Unidade de Internação de Brazlândia (Uibra), promoveu, em sua sede, nos dias 20 e 22 de março, o curso de primeiros socorros focado nas situações que podem ocorrer dentro da realidade da Medida Socioeducativa de Internação.
O curso foi destinado aos servidores da Uibra e da Unidade de Internação de São Sebastião (Uiss) e aos professores Núcleo de Ensino de São Bartolomeu. Os principais temas abordados foram resuscitação cardiopulmonar (RCP), atendimento pré-hospitalar (APH), transporte de vítimas com noções de rolamento e pranchamento, convulsões, queimaduras, choques, controle de hemorragia, curativo compressivo, curativos realizados para estabilização de objetos empalados. Além disso, todos que participaram do evento receberam cerificado da Cruz Vermelha Internacional.
A parceria também se estende aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa na Uibra, através de rodas de conversa coordenadas por voluntários da cruz vermelha, que vão até a unidade e tratam de assuntos como projeto de vida, uso abusivo de medicação, primeiros socorros e higiene pessoal.
O projeto foi articulado pela Vice Presidente da Cruz Vermelha de Brasília, Enfermeira Carolina Motta e a Gerente de Saúde da Unidade de Internação de Brazlândia (Uibra), Enfermeira Karla Lustosa.