Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/18 às 12h12 - Atualizado em 31/10/18 às 12h12

Secriança promove Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual e Escuta Especializada

Começou na terça-feira, 30, o I Seminário Distrital de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e Escuta Especializada. O encontro traz o debate sobre a implantação da Lei 13431/2017, chamada de Lei da Escuta e a Política Intersetorial de Enfrentamento de Violência Sexual de Crianças e Adolescentes do Distrito Federal, instituída pelo Decreto 39.087, de 29 de maio de 2018. O objetivo é aproximar os atores da rede de atenção e proteção das discussões suscitadas por estas novas normativas.

 

 

A programação inclui uma contextualização histórica da violência contra crianças e adolescentes no Distrito Federal a ser realizada pelo Professor Vicente Faleiros e a coordenadora do NEPAV Fernanda Falcomer; a apresentação da política de Enfrentamento à Violência Sexual a ser realizada pela Subsecretária de Políticas para crianças e adolescentes Perla Ribeiro e pela Assistente Social da CODEPLAN Márcia Matos. Também serão discutidos os eixos que compõem a Política, prevenção e mobilização, estudos e pesquisas e protagonismo e atendimento, defesa e responsabilização, pelas profissionais Érika Goulart, Karina Figueiredo, Mirian Pondaag, Manuella Ewerton, Patrícia Cristina Pinheiro e Larissa Matos.

 

No segundo dia de encontro, será abordada a Lei 13.431/2017 pela Promotora do MPDFT, Liz Elaine; o impacto da Lei no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense e histórico de implementação da metodologia de escuta no Centro 18 de Maio, com a Coordenadora do Centro 18 de Maio, Giuliana Hernandes e o Coordenador da equipe psicossocial da Vara da Infância e da Juventude Reginaldo Torres. Também será debatido o papel da rede de atendimento no processo de escuta das vítimas de violência sexual com as profissionais. E por fim será realizada uma oficina de fluxos com as profissionais Fernanda Falcomer e Márcia Matos.